Ultimas Noticias

20/05 Ação Global em Araucária contabilizou mais de 40 mil atendimentos

Milhares de pessoas participaram neste sábado (18) da Ação Global, mutirão de cidadania que o Sesi no Paraná e a Rede Globo realizaram no Parque Cachoeira, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento reuniu 72 parceiros, entre indústrias, instituições e órgãos públicos do município, que enviaram ao local 748 voluntários para a prestação de vários serviços nas áreas de saúde, cidadania, esporte, cultura e lazer. A ação contabilizou cerca de 20 mil visitantes e totalizou 40.530 atendimentos.

“Este ano, Araucária foi o município escolhido para sediar esse conjunto de atividades intensas que estará acontecendo ao longo do dia, beneficiando a população local” , disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep, Edson Luiz Campagnolo, na abertura do evento. A Ação Global é uma iniciativa de âmbito nacional, que acontece em cidades de todos os Estados, no mesmo dia. Realizada desde 1995, já prestou mais de 27,3 milhões de atendimentos, ao todo.

Participaram da abertura da Ação Global em Araucária, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e sua esposa, Sueli Campagnolo; o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares; o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco; o gerente de Qualidade de Vida do Sesi no Paraná, Ademir Vicente da Silva; o prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira, e sua esposa, a secretária municipal de Assistência Social, Belquis Ferreira, entre outras autoridades.

Um dos destaques do evento foi o casamento coletivo, que formalizou a união de 20 casais. O bolo e as bebidas, para os noivos e seus convidados, foram um presente oferecido por parceiros da Ação Global. Ao final da cerimônia, Campagnolo anunciou que os casais ganharam também as fotos da festa e um final de semana na colônia de férias do Sistema Fiep, em Guaratuba, patrocinado pela Abessfi (Associação Beneficente dos Servidores do Sistema Fiep). Alunos voluntários, do curso superior de Fotografia das Faculdades Positivo também presentearam os noivos com uma sessão de fotos. “Ter esta oportunidade foi uma benção, pois nos ajudou a oficializar nossa união, sem os altos custos que um casamento tradicionalmente tem”, disse Wesley Diego Santos, um dos noivos da Ação Global.

Serviços – Durante o dia, a população pôde contar com os mais diversos serviços, como os prestados pelos voluntários da Caixa Econômica Federal, uma das instituições mais procuradas. “Atendemos uma média de 25 pessoas por hora”, contou o gerente da CEF de Araucária, Carlos Mathias da Silva. “A Ação Global é muito interessante porque as pessoas podem contar com um dia específico no qual têm mais disponibilidade para resolver algumas pendências, o que facilita bastante para a população”, observa.

A empregabilidade também foi um item evidenciado na Ação Global de Araucária, seja pela divulgação de cursos de qualificação profissional – como os oferecidos pelo Senai - quanto através de cadastros para pleitear uma vaga.
“Vim fazer um cadastro para conseguir uma vaga de emprego como mecânico ou para manutenção em construção civil”, contou Sérgio Roberto de Souza, que veio do Maranhão e mora em Araucária há dois meses. As secretarias municipais também estavam presentes, com os mais variados serviços. A Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, através do Centro de Testagem e Aconselhamento sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), deu orientações sobre saúde, bem como fez testes de sífilis e hepatite B e C, que apontava o resultado na hora.

O INSS participou da Ação Global com encaminhamentos e informações sobre benefícios, requerimento de auxílio doença, salário maternidade e requerimento de pensão por morte, entre outros. A população ainda aproveitou os serviços de avaliação odontológica, testes de acuidade visual, medição de pressão e de glicemia, orientações jurídicas e atendimentos com voluntários da Sanepar, Copel e Detran. Bastante procurados também, foram os serviços de corte de cabelo, manicure e quick massagem. Para as crianças, o lazer foi garantido com a oficina de contação de histórias, piscina de bolinhas, cama elástica e pinturas no rosto.

Bares e Restaurantes

King Temaki Juvevê

A proposta segue a mesma linha da primeira loja, um japonês descolado, ideal para quem tem...

Bares e Restaurantes

Zapata Batel

No novo Zapata, tudo foi planejado para trazer o clima mexicano para Curitiba. A casa, construída...

Bares e Restaurantes

Bar do Carioca

O BAR CARIOCA é simples e ao mesmo tempo bem aconchegante. Foi o pioneiro em transmissão...